Páginas

segunda-feira, 21 de abril de 2014

As Lições Simbólicas Da Vida

A Vontade em thelema: as lições simbólicas da vida

Um artigo de IAO131 sob o título: THE WILL IN THELEMA: THE SYMBOLIC LESSONS OF LIFE
Tradução para o Português de Sor. Psilax com permissão do autor.



Todos os indivíduos estão unidos ao compartilhar uma única tarefa: encontrar e fazer a Verdadeira Vontade. “Tu não tens direito a não ser fazer tua Vontade” (Liber AL, I:42). O único direito e dever de cada indivíduo é encapsulado na Palavra da Lei deste Aeon: Thelema.

Ainda que todos compartilhem este mesmo objetivo, cada caminho indivíduo é único. Thelema é universal na medida em que reconhece o mesmo objetivo para todos os indivíduos (Verdadeira Vontade), embora reconheça a natureza única da meta para cada pessoa. Portanto, nenhuma real orientação universal pode ser dada além de “encontrar a Vontade e fazê-la.” Como foi escrito: “Não há nenhuma lei além de faça o que tu queres”. (AL III:60)

Embora não haja escrito orientações adequadas para nós, como indivíduos únicos com caminhos únicos, ainda há a orientação de ser encontrada no mundo: a vida de todo mundo oferece a linguagem e os símbolos necessários para guiar aquele que está aberto e atento o suficiente para ler a escrita dessa língua. A intuição da alma, o “Neshamah”, os sussurros do Sagrado Anjo Guardião, a sabedoria do inconsciente – independentemente de como escolhemos nomeá-lo, vai falar com a mente em termos de símbolos nos quais o indivíduo está imerso. Essa intuição simplesmente exige a abertura e a atenção a estes símbolos, e as lições adequadas ao Caminho de alguém em particular surgirão naturalmente. Por exemplo, um químico pode usar a linguagem de átomos e compostos químicos, um ator a linguagem de dirigir e atuar, um pedreiro a linguagem de ferramentas de construção, um músico a linguagem dos instrumentos e composição, e assim por diante. Novamente, a questão se torna: “Você está aberto suficiente para as mensagens que falam com você?”.

Há um número infinito de exemplos por causa da quantidade ilimitada de linguagens simbólicas da Natureza e da quantidade infinita de mensagens potenciais dentro de cada uma dessas línguas. Aqui estão apenas alguns exemplos para ilustrar o ponto:

  • Um construtor trabalhava com ferramentas para a construção de um edifício. Ele pegou uma pedra bruta que precisava cinzel na forma correta, de modo que ela pudesse ser usada na construção da estrutura. O construtor estava aberto e atento aos símbolos de sua profissão, que falou com ele, e disseram: “Você é esta pedra bruta. Através do cinzel da virtude, você é moldado num homem perfeito, assim como a pedra é moldada na forma adequada. O edifício é a sua comunidade que vai desmoronar se suas peças forem mal ajustadas, se você não empreender no trabalho de esculpir os fragmentos do seu eu.”.
  • Um músico desejando aprender a tocar guitarra para que ele possa eventualmente tocar numa banda e que por isso estava praticando indefinidamente. Ao estar aberto e atento aos símbolos de sua profissão, eles lhe disseram: “Cada sequencia é um aspecto de si mesmo – Cada corda precisa ser perfeitamente afinada, nem muito solta e nem muito tensa, e só então todo o trabalho criará a harmonia. Isso é apenas como alguém precisa afinar os vários aspectos de si mesmo, sempre se esforçando para o equilíbrio perfeito para que a vida seja alegre e harmoniosa como um acorde tocado em sua guitarra. A disciplina que você tem para tocar escalas e os exercícios de dedos várias vezes pode parecer monótona e cansativa, mas isso permite que, ao chegar a hora de executar, toque sem esforço. Da mesma maneira, as disciplinas de magia e meditação podem parecer monótonas e cansativas às vezes, mas eles preparam a alma para aqueles momentos em que ela pode saltar para frente com intensidade total de consumar-se em seu objetivo em êxtase arrebatador”.
  • Um alquimista que dedicou sua vida à tarefa de transformar chumbo em ouro. Ele comprou muitos instrumentos e passou horas intermináveis observando a chama do atanor lentamente aquecendo os metais que estavam dentro. Por estar aberto e atento aos símbolos dessa língua, os ouviu dizer: “A purificação destes metais é como a purificação da sua alma. O calor lento remove as impurezas para revelar o ouro subjacente, assim como a sua lenta e constante prática de meditação é o calor que queima a escória de seu eu para revelar o ouro puro da alma.”.

Nesta época, muitos de nós não temos uma única carreira ou negócio para os quais nós nos devotamos exclusivamente por toda a nossa vida. Isso apenas significa que temos a responsabilidade e o privilégio de aprender muitas “línguas”. Talvez nós possamos ser um professor, musico, mago, cozinheiro e ciclista simultaneamente e cada uma destas tem sua própria “linguagem” simbólica e lições... Providenciadas para aquele que está aberto e atento a elas.

Agora as questões se tornam: Quais são meus negócios ou paixões? Para o que você devota seu tempo e energia? Se você está aberto e atento para esses negócios ou paixões ou habilidades ou hobbies ou o que mais seja, então você deve perguntar: Que lições eles estão escrevendo para mim para o fim de realizar a minha verdadeira vontade? Desde que só você pode responder a essas perguntas para si mesmo, agora é a sua responsabilidade ouvir as respostas e nunca parar de ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário